EVENTOS HISTÓRICOS E SOLIDÁRIOS

Protagonizamos a continuidade dos 100 km das Linhas de Torres Vedras com que, desde 2013, pretendemos homenagear todos aqueles que construíram e defenderam esse sistema defensivo e a divulgar esse património turístico-militar inserido nos concelhos de Vila Franca de XiraLouresArruda dos VinhosSobral de Monte AgraçoTorres Vedras e Mafra

A eficácia defensiva das Linhas de Torres dependia de rápidas comunicações, que as mais rápidas da época eram feitas por sinais sistemas codificados içados em mastros e observados à distância através de óculos telescópicos.

As más condições de visibilidade atmosférica impediam muitas vezes estes processos.

Os correios, a pé ou a cavalo, eram, então, quem em último recurso assegurava o sucesso das comunicações.

Assim, é neste contexto que promovemos a participação equestre que se junta às pedestres percorrendo os caminhos usados pelos correios militares há 200 anos.

O carácter solidário do evento é conferido pela verba correspondente às inscrições ser um donativo feito à APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger.

 

OS NOSSOS PERCURSOS

A maioria dos caminhos que utilizamos são os Percursos Pedestre catalogados.

Os percursos das provas serão sinalizados com fitas, setas e marcas no solo, como habitualmente feito em provas de trail e de raide.

Os concorrentes poderão reparar que será muito frequente verem também a sinalética permanente própria desses percursos pedestres: